“AO LADO DE UM GRANDE HOMEM… ESTÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER!”

# Mª José001

“AO LADO DE UM GRANDE HOMEM… ESTÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER!”

A história começou em bebés, como se relembrou no artigo “12 – Continuando a história da fotografia 8” , em que se contou que as famílias Silva Dias (depois RESENDE DIAS) e Lanhas eram duas famílias muito amigas.

Na pré-história, temos os Pais de Antónia do Patrocínio Fonseca: Joaquim António da Fonseca, alentejano, de Baronia, Alvito, bilheteiro dos Caminhos de Ferro do Estado, e Maria de Sousa Maia Fonseca, que vivia na Trofa, ao Norte do Porto, numa casa mesmo em frente da Estação dos Caminhos de Ferro, aquando do casamento…

E agora a jovem Antónia, professora, que veio a casar em 1914 com o Luis Magalhães Alves LANHAS

Quando o António (RESENDE DIAS) tinha um mês e cinco dias, a 30 de Maio de 1916, nasceu uma menina, a Mariazinha, filha do casal amigo, Luis Lanhas e da sua esposa Mª Antónia do Patrocínio Fonseca.

Podem, como é habitual neste site, ampliar as fotografias, clicando nelas… e depois, passar com as setas da direita e/ou da esquerda, de umas para as outras… e, para voltar a sair, clicar no “X” em cima à esquerda…

 

Como também já se explicou nesse tal artigo, a esposa faleceu muito jovem, em 1919, e o Luís Lanhas, com filhos ainda muito pequenos, voltou a casar, em 1922, … com a Amélia Resende da Silva Dias, irmã da Emília Resende da Silva Dias (Mãe do António…) e, deste segundo casamento tiveram, em 1923, um filho, o Fernando Resende Magalhães Lanhas, portanto primo do António! Consegue-se perceber que o António e a Mariazinha não eram primos??? E, entretanto, a Mariazinha é irmã (meia irmã) do Fernando Lanhas!

 

Vinte e seis anos depois, no dia 14 de Dezembro de 1942, o Maestro Resende Dias veio a casar com a Mariazinha (Maria José Fonseca Lanhas da Silva Dias). Como ele tocava todas as noites no intervalo de rebobinagem das fitas do filme em projecção, decidiram não continuar à espera de uma noite livre e sem trabalho… que nunca mais ele conseguia obter… Nem tão pouco seria bom ele deixar nessa noite de casamento o trabalho noutras mãos – pois poderiam vir a substitui-lo. Daí o Maestro ter trabalho no dia do seu casamento no Cinema Batalha.

E assim foi! Compraram um camarote, os recém casados estiveram juntos a ver a primeira parte quase até ao final e a jovem recém casada ficou sozinha no camarote a ouvir o seu marido a tocar até que, ao começar a segunda parte, ele a veio buscar para a “lua de mel”, que se completou com a passagem do resto da noite no Hotel da Batalha!!!

Podemos agora ver fotografias do namoro, bem acompanhado… por quem tirava as fotografias… e, depois, do próprio casamento!

 

 

 

Pois é, o dia 30 de Maio de 1916 foi há cem anos, pelo que a Família não pode deixar passar esta ocasião sem recordar o CENTENÁRIO de Nascimento da esposa do Maestro RESENDE DIAS! Assim, segue-se uma galeria de fotografias, como homenagem de gratidão por toda a colaboração dedicada desta grande Senhora, na vida e obra de seu marido e demais familiares.

 

 

[ Aniversário] [ Notas Soltas ] [ Mensagens ] [ Enviar Email ] [ Família ] [ Notas Biográficas ] [ Início ]

Advertisements

3 thoughts on ““AO LADO DE UM GRANDE HOMEM… ESTÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER!”

  1. Sim, uma “grande Mulher”, a D. Maria José! “É bom recordar”… Gostei muito. Tantas memórias desses tempos em que frequentava a casa da Teresinha Lanhas, como lhe chamávamos nos tempos do Liceu Carolina. Colegas todo o Liceu, Amigas para sempre! Noutro texto que aqui deixei, dedicado ao Maestro Resende Dias, já falei um pouco da sua Mulher, dessa Senhora com letra grande, esposa e Mãe dedicada e carinhosa. Impossível esquecer a bondade e doçura, aliadas à presença ao mesmo tempo tão suave e tão forte, naquela casa.

  2. Gostei muito, especialmente de uma lua de mel assim iniciada. Muito se trabalhava naquele tempo! Só queria saber se és aquela menina bonita da última foto. Muitos parabéns por preservares a memória da família num tempo em que se vai perdendo o sentido das raízes. Bjs.

    • Muito obrigada, a Família quis recordar a pessoa mais importante na vida e obra de Resende Dias, a sua esposa, cujo Centenário foi uns dias depois, 35 dias depois do Centenário do Maestro! Quanto à lua de mel assim iniciada, a Família acrescenta que foi assim iniciada e assim terminada, não teve mais dias… nem noites, pois nelas continuava o trabalho daquela época… Só nos lembramos de que, passados muitos anos, aquando da sua primeira visita ao Brasil – país em que temos familiares, amigos e em que também são recordadas, ainda hoje, as suas canções – pois nesse ocasião disseram muitas vezes que estavam a fazer a lua de mel que ainda não tinham anteriormente conseguido ter a oportunidade de gozar!
      A Família, com este blog e a ajuda de tantos amigos nossos com os seus comentários e mensagens, o que pretende e sempre o disse claramente, é isso mesmo, preservar a memória de Resende Dias, recordando a sua vida e a sua obra… E a sua obra mais importante e mais famosa, podemos dizê-lo sem vaidade, foi a sua FAMÍLIA. Foram os Esposos mais felizes do mundo, os melhores Pais do mundo, os Avós mais “babados” do mundo! E isto repetimo-lo com toda a máxima sinceridade! E a recordá-los estão ainda hoje os netos, colaborando nos festejos do CENTENÁRIO, acompanhando toda a preparação e montagens necessárias, etc… e por isso, esses seus netos, a continuidade das suas vidas e da sua Família, mereceram um destaque especial na última das fotografias que seleccionamos para esta página, em que estão os quatro, sensivelmente pela altura das últimas fotos publicadas… Um bem haja muito grande pela oportunidade que nos deu de nos alongarmos nesta resposta!

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s