Ó Mar

Nome da Canção: Ó Mar
Autor da Letra: Vitorino de Sousa
Autor da Música: Resende Dias
Intérprete: Maria Clara

 

Maria Clara

 

«YouTube: Publicado a 29/04/2016, por

Miguel Ângelo Catarino Vaquinhas

“EIS UMA DAS MAIS LINDAS CANÇÕES PORTUGUESAS DE SEMPRE, A ÚNICA CANÇÃO DE MARIA CLARA QUE TEVE DIREITO A UM VIDEO-DISCO NA RTP!
Esta gravação data de 1965 e pertence à Banda 2 da Face A do disco EP de 45 R.P.M. editado pela marca “Alvorada”, etiqueta da “Rádio Triunfo”, intitulado “Maria Clara – Doce Mar”, em que a cançonetista Maria Clara, acompanhada pela Orquestra Ligeira e pelo Coro Feminino, ambos da Emissora Nacional, e dirigidos por Resende Dias, interpreta quatro canções originais do seu reportório, da autoria do maestro.
Esta canção é uma das mais lindas que já ouvi em toda a minha vida. Intitula-se “Ó Mar”, uma canção da autoria de Resende Dias, sobre versos de Vitorino de Sousa, que fala sobre a beleza do mar, os contrastes que ele tem, e o significado das suas ondas. No final da canção, ouve-se ao fundo a voz de Maria Clara, e ouve-se o mar a bater na areia, e o som das suas ondas. Claramente, uma das canções mais bonitas de sempre sobre o mar sem fim.
A letra é de uma beleza tão fora-de-série, e a interpretação de Maria Clara, da Orquestra Ligeira e do Coro Feminino, é de tamanha qualidade, que a Radiotelevisão Portuguesa decidiu filmar propositadamente para o programa “Discorama” de Carlos Cruz um “video-disco”, hoje denominado de “video-clip”, onde se vê as ondas do mar, e ouve-se este registo de fundo, além de se ver a própria Maria Clara ao pé dos seus filhos, na praia, a divertirem-se.
Tornou-se na única canção de Maria Clara que mereceu direito a um “video-disco” na televisão. O sucesso foi evidente, e num instante, esta canção ecoava com muita regularidade nas rádios portuguesas, com destaque para a Emissora Nacional e para a Rádio Renascença.
Esta gravação é rara e foi retirada do disco original inserido na Discoteca da Emissora Nacional.
Espero que gostem.

https://www.youtube.com/watch?v=U0aI4bwnfmM

E agora, o videoclip “Maria Clara”:

Carregado a 26/12/2007, por cmguterres

A Cançonetista Maria Clara e os seus netos numa reportagem RTP.

 

[ Discografia – por canção ] [ Discografia – por intérprete ] [ Áudio e Vídeo 2 ]

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s