Velho Porto

Nome da Canção: Velho Porto
Autor da Letra: Vitorino de Sousa
Autor da Música: Resende Dias
Intérprete: Virgílio Cervantes

Virgílio Cervantes



[ Discografia – por canção ] [ Discografia – por intérprete ] [ Áudio e Vídeo ]

6 thoughts on “Velho Porto

  1. Conheci o Maestro Resende Dias nos anos 60, quando andei pelo mundo do espectáculo, sempre em salas do Norte.
    Era um homem afável, muito simpático, educadíssimo e muito exigente com as pessoas que dirigia.
    A maioria dos artistas que cantavam as suas composições também as conheço ou conheci, porque sou um tripeiro de gema, qie ama o mundo da música e do espectáculo.
    Sou contemporâneo, ex-vizinho e companheiro de Pedro Osório, com com trabalhei no primeiro espectáculo como profissional, num contrato que o Pedro nos arranjou.
    José Calvário e Fernando Correia Martins, são os outros maestros do nosso Porto e, infelizmente, já partiram todos. Resende Dias foi o percursor.
    Ficou a sua inúmera e rica obra.

    • Muito obrigada, em nome da nossa Família, pelo bonito e completo comentário que nos deixou. Vamos pedir-lhe que dê a conhecer este blog a todos os que trabalharam com o Maestro Resende Dias ou tocaram ou cantaram as suas músicas, ou há muitos anos ou há alguns dias… na CAIXA RIBEIRA, por exemplo… Nós, Família, procuramos divulgar ao máximo a sua vida e obra, especialmente agora, ano do CENTENÁRIO do seu Nascimento! Neste blog e não só, nos eventos que já se realizaram e nos que se vão programando, e que publicamos em: https://resendedias.wordpress.com/centenario/ . Cumprimentos nossos para si e para o Pedro Osório, que muito apreciamos! E renovamos o agradecimento com um até breve!

  2. QUE PENA , MAS AVIDA É ASSIM , JA NÃO APARECE BANDAS COMO A DE RESENDE DIAS , ERAM , MÚSICOS QUE SABIAM LER A MÚSICA , AGORA SÓ APARECE MÚSICOS ORELHUDOS ,, QUE NÃO SABEM , O QUE É UM FÁ SUSTENIDO FÁ &

    • Conheci os maestros e o Pedro era meu vizinho aqui na Rua firmeza frente à antiga escola Soares dos Reis e fazia os ensaios com a banda na cave e nas janelas inferiores as pessoas agarravam se as grades para ver os ensaios e ouvir as respetivas canções.
      Saudades. Paz às suas almas. Cumprimentos

      • Quer, por favor, ajudar-nos a responder? Ao falar em maestros, refere-se também a Pedro Osório, grande artista e excelente músico? É verdade, as pessoas quando gostam de música, percebem logo aquilo que é “boa música”: bons compositores, bons instrumentistas, bons cantores, boas gravações (antigas ou modernas, que também as há e muito boas). E querem ouvir, e procuram na rádio, na televisão, na internet, e seleccionam aqueles das suas preferências! Muito bem! Obrigada porque recordar é viver e faz-nos bem a todos!

    • Pois é pena, tantas pessoas com gosto pela música e esquecem-se de que, para fazerem vida profissional com a música, devem estudar para aprender. Isso custa trabalho, por vezes anos de trabalho, mas só assim se pode tocar bem e saber ler a música escrita, acompanhar os intérpretes, compor novas canções! Também é necessário ter “vocação”, paixão, inclinação, gostar mesmo! E muita força de vontade e esforço… Podem ver como foi a vida de Resende Dias…Curso Superior do Conservatório de Música do Porto e, antes, com a sua Mãe, a professora de Música Emília Resende. Pode ler-se, a propósito, o artigo https://resendedias.wordpress.com/2014/04/05/um-fervoroso-admirador-da-musica-portuguesa-em-o-primeiro-de-janeiro-de-5-de-fevereiro-de-1983-nota-22a/
      Muito obrigada por lembrar esta situação sobre a música na actualidade. Mas não sejamos pessimistas, ainda há boas orquestras de jovens músicos, bons acompanhantes de fadistas famosos e não tão famosos…E isso é muito importante para animar os mais jovens amantes da Música. Bem haja, caro amigo!

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s