Vira Viradinho

Nome da Canção: Vira Viradinho
Autor da Letra: Vasco Couto
Autor da Música: Resende Dias
Intérpretes: Irmãs Remartinez

Irmãs Remartinez

 

“A Família do Maestro Resende Dias tem muito alegria com a descoberta no YouTube de gravações desta canção e é com muito gosto que apresenta esta montagem com a sua antiga gravação, interpretada pelas “Irmãs Remartinez”, talvez das mais antigas gravações que conhece de uma canção da autoria de Resende Dias. Segundo indicado no YouTube, a gravação data de 1943, aliás a música está registada na Sociedade Portuguesa de Autores… não há dúvidas… Esperamos que apreciem connosco, muito obrigada.”

Também poderão gostar de ouvir um programa da Emissora Nacional, com 15m, em:

https://www.youtube.com/watch?v=jMnF0kL2rDs

Ora, logo nos inícios, aparece esta mesma canção interpretada pelas mesmas irmãs. Como se transcreve:
«…  3:18 – Ouve-se uma cantiga popular de Resende Dias interpretada pelas Irmãs Remartinez, o “Vira Viradinho”, gravado dentro da Emissora;… »

«YouTube: Publicado a 20/09/2014

Esta gravação data de 1943 e pertence a um disco de 78 R.P.M. editado pela Direcção dos Serviços Técnicos da Emissora Nacional para transmissão radiofónica futura na mesma estação e inclusão da Discoteca da estação. Aqui apresento um dos primeiros grupos vocais femininos portuguêses dos anos 40, que se trata do grupo vocal “Irmãs Remartinez”. Aqui, as Irmãs Remartinez, acompanhada pela Orquestra de Variedades de Fernando de Carvalho, interpetam uma peça musical do maestro Resende Dias, um belo vira, de seu nome “Vira Viradinho”, canção que bem poderia pertencer ao nosso folclore, mas não é verdade. Não foi o povo quem a criou, foram as Irmãs Remartinez, mas a melodia foi composta com todas as raízes folclóricas de Portugal inseridas de maneira excepcional, que o mais comum chega a pensar que aquilo pertence ao cancioneiro popular. As Irmãs Remartinez foram, ao lado das Irmãs Santos e das Irmãs Meireles, o primeiro grupo vocal feminino português. Este grupo foi formado pelas mana Nini e Fernanda, em 1942, para actuarem na antiga Emissora Nacional. O seu êxito foi tremendo e passaram a ser presenças assíduas, ao lado de Milú e Maria da Graça, nos “Serões para Trabalhadores” e nas “Horas de Variedades”. Elas, com Milú e Maria da Graça, formaram um dos quartetos mais famosos de sempre, que foi o “Quarteto Remartinez”. Elas, em conjunto, cantavam habitualmente “A Moda do Vira”, uma moda composta por um dos maestros da estação. Mais tarde, continuaram em actividade, mas uma delas casou-se, que foi a Nini, e como era obrigação do Estado Novo, toda a mulher solteira independente, quando casada, deveria renunciar totalmente à sua vida anterior, para dedicar-se aos seus deveres de boa dona de casa. Assim era o retrato da mulher portuguêsa. Fernanda Remartinez continuou em actividade e a cantar na Emissora Nacional, mas também casou e afastou-se da carreira para sempre. Hoje, Fernanda Remartinez já não está entre nós, mas a Nini ainda está, sendo mais uma entre tantas que estão na Casa do Artista. Aqui fica esta recordação, que foi o seu maior sucesso.

https://www.youtube.com/watch?v=IZssO-ZrMsc »

[ Discografia – por canção ] [ Discografia – por intérprete ] [ Áudio e Vídeo ]

4 thoughts on “Vira Viradinho

  1. Belo trabalho sobre uma das obras-primas mais importantes da música ligeira portuguesa, na voz das celebradas “Irmãs Remartinez”, originadas pelo sucesso das “Andrews Sisters”, e que foram grande marco da história da rádio portuguesa.
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido sobre a obra de seu pai, um dos nossos melhores compositores musicais de sempre.
    Continue assim.

  2. Achei muito interessante! Parabéns pela descoberta e pela música do vosso Pai. As irmãs Remartinez quase parecem gémeas. Podiam tentar conseguir uma entrevista com a que ainda é viva, neste ano do centenário do Maestro Resende Dias.

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s