Documentário sobre Fernando Lanhas (1923-2012) realizado por António de Macedo, em 1988

Fernando Lanhas nasceu no Porto em 1923. É uma das figuras mais interessantes e também mais desconcertantes da arte contemporânea portuguesa. Poeta, arquitecto, arqueólogo, desenhador, astrónomo, pintor, Lanhas é um pouco de tudo isso. E é também um sonhador cujos sonhos são cuidadosamente anotados: os mais conhecidos são os de levitação.
Na pintura, de certo modo foi ele quem inventou o abstraccionismo, numa época em que as experiências nesse domínio eram totalmente desconhecidas, mais a mais sendo Portugal um país periférico e estando o mundo envolvido na guerra.
Em 1943, juntamente com Júlio Resende e mais um punhado de estudantes da Escola de Belas Artes do Porto, deu início às famosas exposições do grupo dos Independentes, – o primeiro movimento organizado da Arte Moderna em Portugal, do qual também faziam parte também Nadir Afonso, introdutor do geometrismo em Portugal, e mais tarde Júlio Pomar – as quais iriam marcar toda a arte portuguesa deste século. É por essa altura que Lanhas se interessa por Alvarez e, um pouco mais tarde, recupera Amadeo de Souza Cardoso, que estava completamente esquecido. A multiplicidade dos seus interesses e a originalidade que empresta a tudo o que faz, nomeadamente na pintura, fez com que Júlio Pomar se lhe referisse como “o mais desirmanado” artista seu contemporâneo.
Participação de Eugénio de Andrade, Fernando Guedes, Fernando Távora, Júlio Resende, João Pinharanda e Rui Mário Gonçalves.
Consultor: Fernando Pernes.

Este documentário é o primeiro que integra um ciclo denominado “Grupo dos Independentes”.

 

[ Família ]  [ Fernando Lanhas ] [ Início ]

Advertisements

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s