Cravo Rubro

Nome da Canção:  Cravo Rubro
Autor da Letra:  Maria Natália Miranda
Autor da Música: Resende Dias
Intérpretes:  Rosita Barros; Ana Rosa Cardoso; Natércia Maria; Lucinda Gouveia
Outros: Marcha – 1º Prémio Marchas Populares de S. João, Porto 1973

Natércia Maria


Rosita Barros


Lucinda Gouveia


Ana Rosa Cardoso


Rosita

Discografia – por canção ] [ Discografia – por intérprete [A] [N] [R] [L] ] [ Áudio e Vídeo ]

Advertisements

12 thoughts on “Cravo Rubro

  1. Lindas músicas de um tempo em que quem cantava tinha o acompanhamento de uma orquestra, dando trabalho a músicos. Hoje a música electrónica “parida” por computador dispensa os músicos… que estão no desemprego!

    • Obrigada, em nome da nossa Família, a este Amigo que lembrou aqui um problema muito actual e triste! De facto, até lhe chamam música de “plástico”!!! Mas ouça a gravação mais recente aqui publicada, da Lucinda Gouveia – linda voz e orquestra “a sério”, não acha? E o CD é de há seis anos, reeditado este ano! Ainda há alguns que tentam preservar a música, os músicos e seu trabalho, mas sou poucos, sem dúvida…Que sejamos nós a ouvi-los e a aplaudi-los, reconhecendo o seu valor e mérito, comprando as suas novas e boas gravações… Assim, além de os animarmos, já não ficaremos só em lamentos… eles continuarão… Já reparou – de certeza que sim – o “novo” interesse em voltar ao “vinil”??? Estas coisas não acontecem por acaso, agora também há gente, e gente nova, jovem, que aprecia uma música bem tocada, não é verdade? Repare nalgumas orquestras cheias de jovens, nos Conservatórios de Música que proliferam e formam imensos jovens, … E alguns, até acabam por ficar muito bem colocados em boas orquestras internacionais… , fugindo do nosso país! E que sucesso fazem lá fora! Ninguém os pode parar!

        • Sim, com todo o gosto respondemos, pedindo desculpas da demora… São dois CDs da VIDISCO: um está intitulado “Marchas Populares do Porto”, ano 2000 e o outro “Santos Populares – As Grandes Canções e Marchas – Porto”, de 2016. Ainda há um outro CD, mais antigo, de 1099, da Moviplay Portuguesa, S.A., Chamado “Marchas de S. João”, que julgamos já se encontra esgotado! Muito obrigada pelo seu interesse.

  2. Bela canção, como todas as que o saudoso Maestro nos deixou.Bem pequena habituei-me a ouvi-lo pois o meu pai era grande admirador de toda a sua obra. Bem haja por este grande legado da nossa musica.

    • A Família agradece, reconhecida, tão bonito comentário. Um bem haja também para si, boa Amiga, e que possa desfrutar, continuando a ouvir esta e muitas outras músicas de RESENDE DIAS, por exemplo neste blogue criado pela Família e que vai sendo enriquecido constantemente. Tem vários modos de ir passando de umas músicas para outras… Todas as canções apresentadas neste sector têm música de sua autoria. Ainda, no menu FAMÍLIA, aparecem algumas músicas com autoria de sua Mãe, Professora EMÍLIA RESENDE, e de seu Filho, CARLOS RESENDE!

    • E o tempo voltou para trás, nesta e em todas as outras canções com músicas de RESENDE DIAS aqui publicadas, todas têm mais de 30 anos! Esta, que é o 1º Prémio Marchas Populares de S. João, no Porto, em 1973, tem 43 anos! E a última gravação em CD, que se pode ouvir aqui acima na bonita voz de Lucinda Gouveia, é de 2010, com reedição em 2016… e assim, o tempo vai voltando atrás, e quem gosta recorda tantas destas canções do Maestro aqui publicadas. Muito obrigada por esta frase tão sentida que nos deixou acima!

  3. Conheci o seu pai ainda eu era jovenzinha. Era ele que orientava as festas do Colégio Lusitano, que frequentei até ao 5« ano (antigo), hoje o 9º ano. Lembro.me muito bem dele e do empenho que punha em tudo que fazia. Adorei ouvir esta música de S. João por duas razões:a primeira por ser da autoria de seu pai e a segunda por uma das intérpretes . Natércia Maria – para além
    de ter sido uma das minhas melhores amigas, a cantava esta canção com muita alma.

    • Olá, caríssima Amiga, quer dizer-nos, mais ou menos em que datas frequentou esse Colégio e o Maestro orientava as festas? Nós, Familiares, não temos até agora nenhum outro registo dessa actividade, pelo que gostaríamos muito de saber de que festas se tratava, final de ano lectivo, Natal, ou outras ocasiões específicas?
      Obrigada pelo seu comentário, que nos leva ainda a falar dos intérpretes, sem os quais as canções não se divulgam, e a quem a Família fica eternamente agradecida! E nos leva a falar dessa intérprete muito especial, a Natércia Maria, de quem tantos, como nós, tem imensas saudades e tão bonitas recordações, nunca é demais lembrar e elogiar, quer pelo seu valor artístico, quer ainda do seu valor humano, simpatia, simplicidade, gentileza, bom gosto, boa educação, e um muito longo etc… Bem haja pelas suas palavras e por tudo o que ainda não queira voltar a elucidar. Ficaremos muito gratos.

  4. Meu Deus, que saudade tenho desta musica feita pelo saudoso Mestre Resende Dias. Era a musica oficial das Marchas do Porto e que a Marcha da Sé cantava.

    • Que bom ter quem nos ajude na recordação do que se viveu a partir de 1973, ano em que esta Marcha de São João recebeu o 1º Prémio no Porto. E como é bom recordar com os amigos, e não deixar que se esqueçam estas canções que fizeram sucesso, bem como algumas outras muito menos conhecidas que, até a nós, familiares, nos surpreendem…quando as voltamos a ouvir! Muito obrigada por este breve mas tão rico comentário.

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s