Universidade revisita O Porto de Júlio Resende

ribeira_negra_julio_resende_01São, ao todo, 18 desenhos e cada um revela a relação umbilical que une a cidade do Porto a um dos mais importantes nomes da arte portuguesa do século XX. Este podia ser o cartão de apresentação de O Porto de Júlio Resende, título da exposição que a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em colaboração com o Lugar do Desenho, apresenta, até 26 de outubro, nos espaços da Galeria do Átrio da FBAUP e da Galeria dos Leões,no Edifício da Reitoria.

Inaugurada no passado dia 21 de setembro, data em que se assinalou o primeiro aniversário da morte do pintor, o Porto de Júlio Resende evoca a ligação do mestre portuense à cidade em que nasceu, em que se formou e em que trabalhou. Tudo isto recorrendo a uma seleção de obras que, tendo a Porto como denominador comum, evidenciam a evolução da arte do pintor.

Iniciando o roteiro pela Galeria dos Leões, o visitante vai encontrar 15 desenhos a tinta da china e a aguarela realizados por Júlio Resende entre 1954 e 1991. Neles está retratada a forma como o pintor via a cidade do Porto e em especial a zona da Ribeira, lugar que Júlio Resende observou, registou e abordou, ao longo da carreira, com recurso às diferentes técnicas e expressões do desenho e da pintura. Desta relação resultou, entre outros trabalhos, o painel de azulejos “Ribeira Negra”, cujo desenho pode ser apreciado numa passagem pela Reitoria.

Já no Átrio da FBAUP, estão expostas três obras que evidenciam a ligação de Júlio Resende ao ensino artístico e, em particular, à faculdade. Estas incluem o trabalho final do Curso Superior de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto, antecessora da FBAUP, que o pintor concluiu em 1945. A esta juntam-se duas das obras apresentadas durante as provas públicas para professor da ESBAP, em 1962.

O Porto de Júlio Resende vai estar patente até 26 de outubro e pode ser visitado de segunda-feira a sábado, das 10 às 18 horas, na Galeria dos Leões (Reitoria da U.Porto). Na FBAUP, as obras estão expostas ao público durante o horário de expediente. Em ambos os casos, a entrada é livre.

Quem foi Júlio Resende?

(…)

Pode consultar o artigo completo em: http://noticias.up.pt/universidade-revisita-o-porto-de-julio-resende/, do jornal Notícias, Universidade do Porto, 24 Setembro 2012, por Tiago Reis.

 

[ Família ]  [ Júlio Resende ] [ Início ]

Advertisements

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s