EMÍLIA RESENDE – do Porto, a pioneira da iniciação musical” – JN de 07-07-1985

Continuando com a vida de EMÍLIA RESENDE, Mãe do MAESTRO RESENDE DIAS, agora temos um artigo no JORNAL DE NOTÍCIAS do dia 7 de Julho de 1985, com comentários de seus quatro filhos, ANTÓNIO (o MAESTRO), JÚLIO, Mª EMÍLIA e Mª FERNANDA.

Este artigo foi já anunciado no jornal da véspera, sábado, 06-07-1985, logo na primeira página. Podemos ver no canto inferior esquerdo, em que aparece uma foto de parte da Orquestra de Emília Resende – com ela de pé junto ao piano – e em que se vê uma das netas, a Teresa, filha do MAESTRO RESENDE DIAS, ao centro em baixo a tocar violoncelo, de tamanho um quarto – o violoncelo, claro!

Não esquecer, ao longo deste e doutros artigos, que pode ampliar as imagens, passando o rato e clicando na imagem…

SKMBT_C22014033011060_0006

Depois, no domingo, o suplemento, nas páginas interiores, vem encabeçado como segue:

SKMBT_C22014033011310_0001

E agora o artigo, de duas páginas quase completas, em que os quatro filhos, “confrontando-se no diálogo do tempo”, “alinham o perfil esquecido”…:

jornal05_v2

jornal06_v2

[ Emília Resende ] [ Mensagens ] [ Enviar Email ] [ Família ] [ Início ]

6 thoughts on “EMÍLIA RESENDE – do Porto, a pioneira da iniciação musical” – JN de 07-07-1985

  1. Fui aluna da D Emília Resende desde os meus 4 anos. Entrei para a Radio Club Infantil e fiz a minha estreia, com essa idade na Radio Porto, na rua dos Clérigos, em direto, com uma pequena canção, feita para mim, com letra e musica da D Emília. Esse programa ia para o ar todas as 2ª-Feira às 6 e meia da tarde. Muito mais teria para contar, pois os espetáculos sucederam-se com teatro infantil que passou por vários casas como: Sá da Bandeira, Belo Horizonte na Avenida Brasil ( hoje recuperado e onde funciona o BH restaurante ), parque de Aguda, Edifício Paládio ( Santa Catarina que ainda existe, por cima da atual FNAC ) e muitos outros…

    • Que gosto nos deu a toda a Família este comentário tão expressivo, porque relata em primeira pessoa aquilo que foi vivido… A Família agradece reconhecida, e espera que, com boa vontade, continue a contar mais recordações, como eram os ensaios, onde, em que consistiam essas festas e teatro infantil,…, como reagia o público infantil e não só! E uma pergunta de curiosidade imensa… Ainda recorda a canção ou, pelo menos, talvez o seu refrão? Não quer ter a simpatia de nos transmitir a letra e, depois, podemos combinar uma gravação cantada pela Gabriela Pena… Pode ser?

  2. Gostei muito de ver estes artigos. Ainda há muita, muita gente que aprendeu com a Emília a tocar um instrumento ou a cantar. Não se pode deixar morrer a memória. Pedi a um amigo para procurar uma foto dele no palco com o Maestro e por cima está afixado “Circulo de Iniciação Musical”. Espero be que encontre a foto. Estas memórias têm d eser preservadas.

    • Circulo de Iniciação Musical foi mais tarde que teve este nome.Esteve muito tempo um reclame luminoso na Travessa Sá Noronha, no passeio enfrente ao Café Progresso (um pouco mais abaixo).

      • Obrigada, Gabriela Pena, por mais estes pormenores. A Família só conseguiu encontrar uma fotografia em que aparece, de lado e só uma pequena parte, esse reclame luminoso. Algum dia pode publicar-se no site. Conte-nos mais recordações, também para quem não viveu nada disto e poderá aprender como era a criação musical naquela época. Bem haja!

    • Caro João, é isso mesmo que a Família vem procurando promover, trazer até aqui tantas recordações de há anos, sobre estes artistas, começando pela Mãe do Maestro e seu Professor, Manuel Martins Dias, com quem veio a casar anos depois… Teremos imenso gosto em poder ver/rever fotografias e outros documentos, mas também gostaremos que apareçam nestas páginas comentários, relatos e testemunhos de quem conheceu e conviveu com Resende Dias e nossa Família. Muito obrigada.

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s