… E VIVA O CÔCO… canção sobre o Sr. ARREPIADO (Nota 5ª)

Na sequência da Terceira NOTA SOLTA, vem a propósito acrescentar qual a origem da imagem, com o desenho do Júlio Resende, datado de 1937, que aparece como ilustração no livro TELEFONIA.

Nas EMISSÕES do RÁDIO CLUBE INFANTIL e da RÁDIO-PORTO, bem como nas Festas Infantis organizadas pelo RÁDIO CLUBE INFANTIL, havia  sempre um personagem muito esperado, o Senhor ARREPIADO ou, em alternativa mais pomposa, Sua Exa. o Sr. Comendador FAGUNTES ARREPIADO. Quem é que sempre fazia esse papel? O Júlio Resende, que brincava com as crianças, dançava com elas, cantava para e com elas.

Senhor Arrepiado

Dentre tantas, a canção que não podia faltar era esta: … E VIVA O CÔCO…, indicada na publicação como tendo MÚSICA E LETRA DE SILVA DIAS. E agora a explicação que faltava: Quem é esse SILVA DIAS?

Podemos acrescentar então que “António Martins da Silva Dias” era o nome de Registo e de Baptismo do MAESTRO RESENDE DIAS. Daí começar por usar o nome artístico de “Silva Dias”. Mas acontece que, logo desde jovem, ao inscrever-se na Sociedade Portuguesa de Autores, foi informado que já havia outro artista com esse nome e seria necessário escolher outro (na actualidade essa exigência já não se faz). Como o apelido “Dias” vinha do seu Pai, procurou no nome da Mãe – depois do casamento “Emília Rezende da Silva Dias” -. Passado pouco tempo – por exemplo numa Declaração datada de 1942 – já estava indicado como “Emília Resende da Silva Dias” (com “s” em vez de “z”). Então passou a escolher o nome artístico de ANTÓNIO RESENDE DIAS ou, mais simpresmente, RESENDE DIAS ( muito poucas vezes aparece com “z” o seu apelido). O Maestro nunca chegou e legalizar oficialmente a inclusão de RESENDE mas, quando foi registar o nome dos filhos, já assumiu que o seu nome era António Martins RESENDE da Silva Dias e assim os filhos ficaram todos com os apelidos de LANHAS (da esposa, Maria José Fonseca Lanhas da Silva Dias) e de RESENDE DIAS.

Depois desta divagação, dada como uma curiosidade familiar, vamos ao prospeto impresso e à venda nas lojas de músicas, como diz na contra capa. Então vejamos o prospecto, capa e contra capa e depois, interior:

 

img-E Viva O Côco-4_1-limpoE agora

img-E Viva o Côco-2_3-limpoPode-se clicar para ver as digitalizações ampliadas.

E a verdade é esta: Temos na imagem do interior a Música e a Letra da canção: … E VIVA O CÔCO…

O CÔCO é um chapéu, com a forma que se pode ver no desenho, e que nunca faltou ao Sr. ARREPIADO!

Quem souber música, pode já começar a cantar!!!

Note-se ainda que, afinal, o MAESTRO RESENDE DIAS não era só o autor da Música, como sempre foi conhecido, mas nalgumas das suas composições também foi o autor da Letra. Isso aconteceu mais vezes, especialmente em Músicas para crianças. Chama-se a atenção para o facto da canção BEIJINHOS, da autoria do MAESTRO RESENDE DIAS, Música e Letra, cantada por Belinda Teresa, canção vencedora da 4ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores – Gala para a UNICEF – Figueira da Foz -17-18 de Julho de 1982, que teve também o “PRÉMIO JORNAL DE NOTÍCIAS” correspondente à MELHOR LETRA!!! Outra curiosidade, concordam?

E agora, sugere-se que passem ao MENU “VIDEOS MUSICAIS PARA CRIANÇAS”, abaixo do MENU “ÁUDIOS E VIDEOS”, e apreciem a gravação da época, com esta canção.

 

[ Notas Soltas ] [ Mensagens ] [ Enviar Email ] [ Família ] [ Início ]

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s