ANIKI-BÓBÓ (Nota 4ª)

Falemos deste famoso filme de MANOEL DE OLIVEIRA, rodado na Ribeira, PORTO, e com estreia Nacional no Eden-Teatro, Lisboa, em 18 de Dezembro de 1942.

Neste filme há uma pequena pincelada que gostaríamos de destacar: uma cena com um Cantor de Rua, o Manuel de Azevedo, que está acompanhado por músicos. Poucos saberão que o que toca violino, tem óculos e faz de “cego” é o MAESTRO RESENDE DIAS!

Do LIVRO COMEMORATIVO DO CINQUENTENÁRIO desse filme, reproduzimos algumas páginas relativas ao GUIÃO, para se perceber a situação:

ANIKI-BOBÓ 2

ANIKI-BOBÓ 3

ANIKI-BOBÓ 4

ANIKI-BOBÓ 5

ANIKI-BOBÓ 6JPG

ANIKI-BOBÓ 1

Agora parece oportuno referir que a PORTO EDITORA, em Julho de 2001, editou o livro “DICIONÁRIO DE PERSONALIDADES PORTUENSES DO SÉCULO 20”, por “encomenda” da “Sociedade Porto 2001” em que, correndo a ordem alfabética, se encontra RESENDE DIAS, com duas páginas como se pode analisar, e em que a fotografia escolhida foi uma das que foram tiradas em paragens de filmagens onde se encontra a tocar “concertina”, instrumento tão do seu agrado naqueles anos, até porque o podia transportar e levar com facilidade para onde fosse. Vamos apreciar:

 RESENDE DIAS  RESENDE DIAS2

Aniki Bóbó

 

Aniki Bóbó

 

[ Notas Soltas ] [ Mensagens ] [ Enviar Email ] [ Família ] [ Início ]

5 thoughts on “ANIKI-BÓBÓ (Nota 4ª)

  1. Tão grande amor esta família maravilhosa, tinha por este homem bom e extraordinário músico ! Não sou ninguém conotado com o “estrelato”, mas permito-me dizer que me sinto muito honrado por ter trabalhado sob a batuta do querido maestro RESENDE DIAS ! Até um dia destes ! R.I.P.

    • Caríssimo e distinto artista Fernando Lito, a família de Resende Dias sente-se especialmente lisonjeada por este comentário; na realidade, pareceu-nos uma questão de “justiça” divulgar mais a sua vida e obra e, como complemento, deixar alguns apontamentos de outros familiares, a começar pela Mãe do Maestro – Emília Resende – que foi a impulsionadora da aprendizagem da música e outras artes, entre a família e muitos outros seus alunos, aqui na cidade do Porto. Bem haja e um até breve que nos dará muita alegria.

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s