Moda da Amora Negra

Nome da Canção: Moda da Amora Negra
Autor da Letra: José Guimarães
Autor da Música: Resende Dias
Intérpretes: Florência; Aurélio Perry; Banda de Monção; Conjunto Beira Rio; Maria Dilar; Adélia Pedrosa; Melanie; Sete Saias

 

 

Florência

Antes mesmo de apresentar o vídeo da primeira gravação desta canção, na interpretação de FLORÊNCIA, a Família aproveita para recordar que o autor da letra, José Guimarães, fez com o Maestro Resende Dias uma parceria que deu frutos musicais ao longo de toda a vida de Resende Dias, tendo registado pelo menos 492 canções da autoria dos dois…

Mas há uma referência especial a esta canção, pois escolheu-a para a milésima letra da autoria de José Guimarães.

A propósito, pode-se entrar nos links aqui indicados:

“JOSÉ GUIMARÃES (Letrista)”, em:

http://fadocanto.blogspot.pt/2008/08/jos-guimares-letrista.html

E «“Moda da Amora Negra” colou-se à sua pele… Florência», em:

https://festivaiscancao.wordpress.com/2016/08/18/moda-da-amora-negra-colou-se-a-sua-pele-florencia/

Aurélio Perry


Conjunto Beira Rio


Maria Dilar


Adélia Pedrosa


Melanie


Banda de Monção

Sete Saias

“Como um aficionado pela cultura, acho maravilhoso este grupo como combustível propulsor das tradições de Portugal, também enraizadas aqui no Brasil, através de suas músicas, danças, folclores e outros atributos dos usos e costumes dos povos. E no ensejo da oportunidade, registro a minha admiração pela beleza destas mulheres, e eu que pensei que só o Brasil mantinha o status de mulheres mais bonitas do mundo, pela sua diversidade étnica. A vocês 7 Saias, minhas sinceras admirações.” – comentário de Manoel Moreira

[ Discografia – por canção ] [ Discografia – por intérprete  [A] [B] [C] [F] [M] [S] ] [ Áudio e Vídeo ]

11 thoughts on “Moda da Amora Negra

  1. Amora Negra é uma canção que me lembro bem e gosto muito,,, sei-a de cor…, não sei se houve mais álguém a cantá.la, eu conheci.a através da D. Florência… Parabéns

    • Pois, como aparece na capa do disco da primeira versão desta canção, lançada pela grande Florência, esta foi a canção com o milésimo poema musicado de José Guimarães! É verdade e penso que se referia à Florência aqui no seu comentário tão simpático… Já passaram muitos anos e ainda continua a ser cantada por jovens intérpretes – como pode ouvir neste mesmo artigo – e a andar na boca do povo. Obrigada e sugerimos que “dê um passeio” no site e ouça também outras muitas canções e nos ajude na sua divulgação. Bem haja!

  2. Mais uma bela canção do inesquecível Maestro.E bom recordar.Um muito obrigado por não deixarem cair no esquecimento todo este património musical tão rico.

    • Como lhe agradecemos este comentário tão belo e estimulante para que continuemos no empenho por divulgar a vida e obra de Resende Dias. A Família gostaria de um dia poder tornar ainda mais acessível este património musical, não só aqui no site, mas também nalgum espaço especial no Porto e aberto a todo o público. Que lhe parece a ideia? Quer ajudar-nos a descobrir esse local? Muito obrigada.

    • Pedimos desculpa, caro Amigo, mas queremos dizer-lhe que hoje ainda há muito bons compositores e músicas muito bonitas… Talvez não andem tanto na boca do nosso povo… talvez por serem um tanto mais elaboradas, menos simples… E Resende Dias, segundo muitos afirmam, tinha esse dom de escrever músicas simples, que ficavam no ouvido de todos – e durante gerações, ensinadas cantadas de pais, mães, para filhos – e que, também por isso mesmo, eram músicas de qualidade e que foram galardoadas com muitos prémios, nacionais e internacionais. Muito obrigada pelo simpático elogio, que registamos com muita alegria!

    • As canções dos nossos sonhos! E é bom sonhar,… acordados também! E ao som de belas melodias que nos recordam bons momentos que vivemos, não é verdade? Essa a razão pela qual a família se empenha em recordar a vida e obra de Resende Dias. Bem haja pelo comentário tão bonito que nos deixou!

    • Muito obrigada, foi a nossa ideia. Divulgar e poder chamar a atenção para que continua a ser cantada por gente mais nova e pelo mundo fora. É bonito, a Família fica contente.

Deixar um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s